Simjazz
Orquestra Sinfônica de Jazz
Simjazz é a união inovadora das tradições de orquestras de rádio e televisão com o erudito contemporâneo e a vanguarda do jazz, criando uma estética única e atraente. Tal combinação oferece possibilidades artísticas que vão da execução de trilhas escritas para o cinema, videogames, musicais, música popular até o repertório erudito contemporâneo selecionado. É dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira oferecendo ao público e aos músicos uma experiência única, repleta de beleza, sofisticação e energia.
Seu caminho artístico busca equilíbrio entre arranjo, improvisação e alta performance. Combina jovens talentos e músicos consagrados para preservar e valorizar a cultura brasileira, mantendo um solo fértil para novas revelações e obras.
Seu nome contém a palavra jazz, referencial para sua energia, vanguarda e liberdade. Entretanto, o propósito da orquestra é valorizar o repertório brasileiro em suas diversas expressões e matizes. Fundamenta-se nas obras dos maiores e mais importantes compositores da nossa música popular como Pixinguinha, Ari Barroso, Tom Jobim, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan, Caetano Veloso, Rita Lee, apenas para citar alguns.
O propósito é salvaguardar a sobrevivência e o florescimento de criar, fazer e viver a música brasileira. Isso impacta fortemente o desenvolvimento técnico de músicos de flauta, saxofone, trompete, violino, viola, violoncelo, entre outros. Esses músicos dependem de projetos que produzam ambientes com repertório e arranjo de alto grau de dificuldade e estímulo, contribuindo para o constante aprimoramento musical.
A orquestra Simjazz abre um importantíssimo e fecundo espaço para o crescimento da cultura musical, além de preencher vigorosamente uma lacuna que não é ocupada por nenhum projeto local similar.